Analistas dizem que a proposta de Mnuchin não afetará o preço do Bitcoin
Os analistas debatem se a nova regra do secretário do Tesouro dos EUA sobre carteiras auto custodiadas poderia colocar em perigo o atual ciclo de alta.
This week various media reported that U.S. Treasury Secretary Steven Mnuchin was considering whether or not legislation governing self-custodied wallets should be implemented.
This led some analysts and crypto pundits to speculate whether or not this would impact Bitcoin, and the current bullish momentum that has been driving crypto prices higher.
The threat of new crypto sector-focused regulations is a credible event which has negatively impacted crypto prices in the past, but this time around there are a fewreasons why the proposed rule probably will not lead to a Bitcoin price crash.
Esta semana, vários meios de comunicação informaram que o secretário do Tesouro dos EUA, Steven Mnuchin, estava considerando se a legislação que rege as carteiras auto custodiadas deve ser implementada.
Isso levou alguns analistas e especialistas em ativos digitais a especular se isso afetaria ou não o Bitcoin, e o atual momento de alta que está elevando os preços da criptomoeda.
A ameaça de novas regulamentações voltadas para o setor cripto é um evento crível que afetou negativamente os preços da criptomoeda no passado, mas desta vez existem algumas razões pelas quais a regra proposta provavelmente não levará a uma queda nos preços do Bitcoin.
A possibilidade de regulação é precificada no mercado
Inicialmente, os executivos da indústria expressaram grandes preocupações quando o CEO da Coinbase, Brian Armstrong, compartilhou o que ouviu sobre a regra planejada.
Na semana passada, ouvimos rumores de que o Tesouro dos EUA e o secretário Mnuchin planejavam apressar algumas novas regulamentações sobre carteiras cripto auto custodiadas antes do final de seu mandato. Estou preocupado que isso possa ter efeitos colaterais indesejados e gostaria de compartilhar essas preocupações.
— Brian Armstrong (@brian_armstrong) 25 de Novembro de 2020
Essas preocupações aumentaram quando o CEO do Circle, Jeremy Allaire, disse a Ryan Selkis que a possível regulamentação poderia ser prejudicial a todo o setor de criptomoedas. Os comentários dos dois pesos pesados da indústria levaram toda a indústria a ficar cautelosa sobre a proposta de regra planejada.
No entanto, relatórios recentes sugerem que a regra pode exigir que várias transações equivalentes a US$10.000 por dia sejam relatadas por instituições financeiras. Comparado com os rumores iniciais sobre a regra, é indiscutivelmente menos rigoroso do que parecia. Na verdade, alguns especialistas dizem que a regra proposta é semelhante à regra de viagem existente do GAFI.
Considerando que a regra poderia ser menos restritiva do que a regulamentação inicialmente planejada, e o fato de o mercado ter tido tempo suficiente para agir sobre ela, é possível que o mercado a tenha precificado neste momento.
Que caminho o Mnuchin pode tomar?
Existem dois caminhos principais que Mnuchin poderia seguir para introduzir o regulamento das carteiras auto custodiadas. Primeiro, ele poderia seguir o caminho convencional de formulação de regras, o que requer uma audiência e um período de 30 dias.
Se Mnuchin adotar a abordagem convencional, a proposta teria que ser divulgada esta semana antes que o atual mandato presidencial chegue ao fim.
Alternativamente, o Mnuchin poderia buscar uma forma de “boa causa” para aprovar o regulamento. Isso permitiria a Mnuchin acelerar o processo. Jason Civalleri, um advogado, disse:
“Além disso, há uma exceção para se uma agência articular ‘boa causa’ que os requisitos de aviso / procedimento público são ‘impraticáveis, desnecessários ou contrários ao interesse público’. Por exemplo, um possível uso desta exceção é se necessário para interromper uma pandemia. Portanto, o Tesouro teria que articular por que deseja ignorar esse requisito de “boa causa”. Por exemplo, talvez possa mostrar que uma quantidade extraordinária de atividades criminosas será bloqueada pela implementação antecipada da nova regra. Parece improvável, mas quem sabe? ”
Nesse ponto, é mais provável que Mnuchin adote a abordagem convencional. Para usar o método da “boa causa”, ele precisaria encontrar evidências suficientes para provar que, atualmente, criptomoedas possibilitam uma quantidade significativa de atividades criminosas.
Portanto, a probabilidade de que a regra proposta seja introduzida nos próximos dias continua sendo a mais alta, o que seria otimista para o Bitcoin. Matt Odell, um defensor do Bitcoin e da privacidade, disse:
“O Bloco especula que o governo dos EUA simplesmente exigiria que as exchanges relatassem retiradas de bitcoin superiores a US$10 mil. Já presumi que eles fossem fazer isso. As preocupações expressas por Armstrong e Davidson pareciam esperar muito pior. Talvez a preocupação do público tenha ajudado. Muito otimista, se for verdade. ”
Leia mais:
-
‘O DeFi foi vaporware desde o início’, diz o conhecido urso cripto Roubini
-
‘DeFi e segurança não são excludentes’, dizem representantes da CertiK e da Binance Smart Chain
-
O mainstream está atrasado no entendimento das criptomoedas, releva pesquisa de think tank