Gráfica de 168 anos vai parar de imprimir notas de papel para ‘imprimir’ criptomoedas para Bancos Centrais
Uma das gráficas mais tradicionais da Europa responsável pela impressão de dinheiro no continente agora está focada em “imprimir” CBDC para Bancos Centrais
Uma das gráficas mais antigas do mundo e responsável pela impressão de dinheiro na Europa anunciou que agora vai “imprimir” criptomoedas.
Assim, a gráfica alemã Giesecke & Devrient (G&D), de 168 anos de existência, anunciou que está investimento mais de US$ 17 milhões na Metaco, uma startup localizada na Suíça que fornece serviços relacionados à custódia de stablecoins e bitcoins.
Além disso, a empresa informou que no ano passado lançou no mercado o software Filia, que pode ser utilizado por bancos centrais para a emissão de Moeda Digital de Banco Central (CBDC).
Dinheiro fisico e dinheiro digital
E o processo de “impressão de criptomoedas” da G&D já está dando resultados.
Assim, atualmente, seis bancos centrais aderiram ao software criado pela empresa e estão negociando o uso do Filia para criar seu dinheiro digital.
Tanto é assim que já em 2019, cerca de 46% da receita de US$ 2,9 bilhões da G&D foram advindos da sua divisão de tecnologia voltada a moedas digitais.
A Giesecke & Devrient foi fundada em 1852 na cidade de Leipzig por dois jovens artesãos empreendedores, Alphonse Devrient, de 31 anos e Hermann Giesecke, de 21 anos.
Assim, no mesmo ano de fundação, a gráfica conseguiu seu primeiro grande contrato com o Banco de Weimar para produzir a nota de 10-thaler.
A gráfica vem participando da história monetária desde então.
Assim, logo após a Primeira Guerra Mundial, ela se tornou uma das principais gráficas da República de Weimar.
Já no ano de 1936, produziu os ingressos para os Jogos Olímpicos de Berlim.
E agora, se tornou a primeira impressora privada de dinheiro a oferecer software para bancos centrais emitirem moedas digitais.
LEIA MAIS
- Presidente do Banco Central do Brasil confirma CBDC para o Real em 2022 para o Americas Society Council of the Americas
- Banco Central quer emitir Moeda Digital do Real para ‘facilitar’ a vida do turista e não para acabar com o dinheiro físico
- ConsenSys fecha contrato para projeto de CBDC de parceria entre Tailândia e Hong Kong
- Bitpay lança suporte para três stablecoins atreladas a dólar – mas não para o Tether
- Secretário do Tesouro dos EUA compartilha as preocupações de Trump sobre as criptomoedas e salienta a regulação
- Enterprise Ethereum Alliance lança relatório sobre casos de uso de blockchain em imóveis
- ATMs de criptomoedas no mundo chegam à marca de 7.000 caixas eletrônicos