Ripple busca especialista em combate à lavagem de dinheiro para evitar multa milionária
A Ripple está em busca de um novo profissional especialista em combate à lavagem de dinheiro. A empresa com sede na Califórnia busca reforçar o time da subsidiária XRP II, que já foi multada por autoridades dos EUA.
A vaga é para um especialista em auditoria para trabalhar em San Francisco. Segundo o anúncio, “a posição estará fortemente focada na execução dos requisitos” exigidos pela Lei de Sigilo Bancário (BSA). A pessoa terá a missão de supervisionar clientes de serviços financeiros.
A legislação mencionada visa combater lavagem de dinheiro e ocultação de patrimônio de criminosos em instituições financeiras. Além disso, foi exatamente essa lei que a Ripple foi acusada de violar em 2015.
Na época, a as autoridades moveram uma ação de execução contra a Ripple Labs e a subsidiária XRP II por violar a BSA. A infração foi ligada à distribuição de XRP sem a devida licença para essa atividade.
Como comprar Bitcoin e entrar no grupo de sinais gratuito do BeInCrypto
Como resultado, a Ripple foi multada em US$ 450.000. Hoje, o valor equivale a cerca de R$ 2,5 milhões.
O processo foi movido pela Financial Crimes Enforcement Network (FinCEN), equivalente dos EUA ao COAF no Brasil. É o mesmo órgão que originou os documentos secretos do recente escândalo bancário. Porém, a Ripple não aparece envolvida no vazamento e, por isso, não tem relação com as acusações.
A multa do FinCEN ocorreu pouco mais de um ano após a Ripple criar sua própria equipe de auditoria. Dessa maneira, agora a empresa busca um profissional para reforçar o time e evitar que novas autuações do tipo se repitam.
O artigo Ripple busca especialista em combate à lavagem de dinheiro para evitar multa milionária foi visto pela primeira vez em BeInCrypto.