Receita dos EUA oferece recompensa de $ 625 mil para quebrar a privacidade do Monero ou da Lightning Network
O US Internal Revenue Service está oferecendo até US $ 625.000 para qualquer pessoa que possa rastrear com sucesso as transações da Bitcoin Lightning Network ou Monero. Enviado na semana passada, o pedido observa um aumento no número de casos legais e ilícitos no usos dessas ferramentas de aumento de privacidade.
A agência afirmou que o objetivo da recompensa é promover respostas inovadoras aos desafios enfrentados pela aplicação da lei. Ele observa que o chamado Pilot IRS é muito diferente da forma como o governo tradicionalmente compra tecnologia.
Federais dos EUA perseguem criptomoedas que aumentam a privacidade
Conforme detalhado na Solicitação de Proposta, o IRS definiu um prazo para submissões até 16 de setembro. Também descreve uma abordagem em duas fases.
A fase um concederá até US $ 500.000 por no máximo oito meses de desenvolvimento. Nesta fase de prova de conceito, o contratado deve demonstrar resultados de rastreamento confiáveis em transações de criptomoeda do mundo real para Lightning Network ou Monero. Isso inclui a identificação do endereço de envio e recebimento.
A fase dois concederá mais US $ 125.000 e 120 dias de desenvolvimento. Esta fase verá o contratante adicionar funcionalidade adicional e melhorar o desempenho do sistema desenvolvido na fase anterior.
O contratado escolhido deve demonstrar que sua solução funciona para transações ocorridas em 2020. Além disso, a solução deve oferecer suporte a padrões abertos de interoperabilidade e não deve depender de fornecedores externos.
O uso crescente de soluções de privacidade ameaça o poder do Fed
Como parte da Solicitação de Propostas, o IRS menciona que o uso da Monero está crescendo. A agência observou que, em abril de 2020, o grupo Ransomware as a Service Sodinokibi começou a solicitar que pagamentos futuros fossem feitos usando a moeda XMR focada no anonimato. O grupo citou preocupações com a privacidade de seu antigo método de pagamento, o BTC, como influenciando a decisão.
Além do aumento no número de usuários de Monero, o IRS destacou o crescimento da Rede Lightning. A solução de escalonamento de Bitcoin de segunda camada não só permite micro-transações, mas obscurece ainda mais o remetente e o receptor de transações, registrando apenas a abertura e o fechamento de um canal no blockchain do Bitcoin.
A agência federal menciona que já existe uma solução de monitoramento da Lightning Network para Bitcoin. No entanto, nenhum existe para implementações de Lightning em outras redes, como Litecoin ou Ethereum (Raiden).
A análise forense de Blockchain percorreu um longo caminho nos últimos anos. BeInCrypto relatou anteriormente sobre numerosos casos envolvendo dados fornecido por empresas como Chainalysis e outras empresas.
Uma dessas empresas em particular é a CipherTrace, que parece ter uma boa posição para atender à recente solicitação de propostas do IRS. A empresa anunciou recentemente o desenvolvimento de sua própria ferramenta de rastreamento Monero:
CipherTrace Announces World’s First Monero Tracing Capabilities for Law Enforcement, Government, and Virtual Asset Service Providers https://t.co/jcP1tfaKzK #monero #privacycoins #blockchainanalytics
— CipherTrace (@ciphertrace) August 31, 2020
No entanto, tanto os entusiastas do Monero quanto o próprio CipherTrace destacam as limitações da solução.
CipherTrace afirmou que o projeto “lançou as bases” para uma maior transparência da Monero, mas que mais trabalho era necessário. Enquanto isso, o técnico de segurança Seth Simmons disse que o anúncio não é original, acrescentando que nada na solução CipherTrace está além das capacidades dos desenvolvedores da Monero.
Em junho de 2020, a Chainalysis anunciou a adição de moedas de privacidade Dash e Zcash para seu conjunto de ferramentas de conformidade, mas ainda não incluiu o rastreamento da Monero nos serviços que oferece.
O artigo Receita dos EUA oferece recompensa de $ 625 mil para quebrar a privacidade do Monero ou da Lightning Network foi visto pela primeira vez em BeInCrypto.