Ações globais entram no ‘território da bolha’, mas traders não se indimidam
Os traders de Bitcoins não se intimidaram com a entrada do mercado global de ações em território de bolha, segundo o Indicador Buffett.
De acordo com o Indicador Buffett, o mercado global de ações entrou em um “território de bolha”, disse o analista de mercado Welt Holger Zschaepitz em 9 de agosto. A correlação recente entre Bitcoin e ações pode significar que o BTC também está em risco de recuo.
O mercado de ações global entra em território de bolha. Fonte: Holger Zschaepitz, Bloomberg
As ações têm se recuperado continuamente nas últimas semanas, impulsionadas pelo crescente apetite por ativos de risco. No mês passado, o Dow Jones Industrial Average (DJIA) subiu de 25.706 pontos para 27.433, uma variação de 6,7%.
Por que ações estão na bolha?
O indicador Buffett mede a avaliação do mercado de ações dividindo sua capitalização de mercado pelo PIB dos Estados Unidos. Ele tenta encontrar uma avaliação justa das ações em relação à economia dos EUA. Quando o indicador está acima de 100, isso sinaliza que o mercado de ações está entrando em território de bolha.
Desde abril, após o início da pandemia, as ações dos EUA dispararam devido às condições de mercado favoráveis e estímulos de vários trilhões de dólares. Especificamente, as ações de tecnologia superaram substancialmente o restante do mercado de ações, empurrando o mercado para cima.
Devido a vários fatores macro, as avaliações das ações de tecnologia estão em níveis historicamente altos, em relação aos seus ganhos. Consequentemente, os mercados globais entraram no território da bolha pela primeira vez em 2018. Zschaepitz disse:
“Os mercados globais de ações. Todas as ações agora valem mais de 100% do PIB global pela primeira vez desde 2018, apontando para avaliações esticadas. Para Warren Buffett, um valor de mercado para a relação do PIB> 100% significa ações em território de bolha. ”
Não há nenhuma ligação conclusiva entre as ações e o Bitcoin, a não ser que o BTC tenha seguido a tendência das ações nos últimos quatro meses. Dados da Skew mostram que, desde o início de julho, o Bitcoin se assemelhava muito ao desempenho do S&P 500.
Se as ações começarem a cair à medida que os investidores buscam segurança em títulos e títulos do tesouro temendo um mercado supervalorizado, isso pode afetar negativamente o Bitcoin. A dinâmica do mercado de ações permanece forte e, durante uma tendência de alta, o mercado pode permanecer superaquecido por períodos prolongados.
A correlação entre Bitcoin e o S&P 500. Fonte: Skew
Analistas não estão preocupados com o BTC no curto prazo
No curto prazo, os analistas geralmente esperam uma tendência de alta devido a um pico temporário nas vendas. O Bitcoin tende a sofrer uma compressão das vendas quando os traders começam a vender agressivamente o mercado com contratos excessivamente alavancados durante a consolidação.
Um pseudônimo de trader conhecido como Byzantine General sugeriu que uma tendência de alta é provável, já que muitos traders estão mantendo posições vendidas.
Um gráfico de nível de liquidação do Bitcoin indica que os preços de liquidação de um grande número de posições vendidas estão em torno de US $ 11.800. Para os compradores, níveis curtos de liquidação apresentam liquidez, e as baleias têm o incentivo de buscar liquidez em níveis mais elevados.
Um gráfico que mostra os níveis de liquidação de shorts em Bitcoin. Fonte:Byzantine General
A estrutura de mercado pode fazer com que o Bitcoin suba para a faixa de US $ 11.800 a US $ 12.000 no curto prazo se os compradores decidirem liquidar contratos a descoberto excessivamente alavancados. Outro negociante de pseudônimo chamado “Satoshi Flipper” disse que o BTC parece estar vendo uma “consolidação clara antes da próxima etapa do BTC”.
LEIA MAIS