Celo será ‘PayPal de alta velocidade’ com suas próprias moedas, diz CEO da Blockdaemon
O CEO da Blockdaemon acredita que o ecossistema Celo será em breve o ‘PayPal em alta velocidade com suas próprias moedas nativas’.
Desde o lançamento da Alliance for Prosperity, no início deste ano, a plataforma de pagamento aberto Celo emergiu rapidamente como um aparente rival ao projeto Libra do Facebook.
O Cointelegraph conversou com Konstantin Richter, CEO e fundador da Blockdaemon, membro da aliança Celo, para aprender sobre a experiência de trabalhar na Celo desde o início e entender como será o ecossistema da Celo no futuro próximo.
A Blockdaemon foi lançada em 2017, compreendendo uma infraestrutura de blockchain e um provedor de node direcionado a desenvolvedores e empresas.
Enquanto Richter observou que a tendência de baixa de 2018 teve um impacto significativo em muitos dos clientes da empresa, ele afirmou que nos últimos nove meses houve um “crescimento exponencial” para a Blockdaemon, à medida que projetos mais recentes, como Celo e Algorand, ganhavam impulso.
Blockdaemon se junta à Celo em 2019
Richter afirmou que as equipes começaram a trabalhar juntas a partir de meados de 2019 – com a Blockdaemon compreendendo um dos primeiros operadores de node do projeto.
Olhando para o futuro, Richter prevê que a Celo tenha “uma plataforma amplamente usada e integrada para lançar tokens estáveis e permitir que as pessoas efetuem transações físicas usando seus dispositivos móveis com esses tokens.”
“A visão do projeto Celo é conectar […] pessoas que tradicionalmente são excluídas do uso da atual infraestrutura financeira herdada com uma nova forma de infraestrutura”.
Richter espera que a plataforma facilite o comércio e os pagamentos em áreas de foco como África, América Latina e outras regiões em desenvolvimento que tenham uma demanda não atendida significativa de serviços financeiros por pessoas comuns.
“Eu meio que penso nele como um PayPal em alta velocidade, com suas próprias moedas nativas.”
Blockdaemon suporta operações de nodes
Richter enfatizou os benefícios de trabalhar na Celo desde o começo, observando que a Blockdaemon ajudou na construção da estrutura fundamental da arquitetura de rede da Celo e no design de ferramentas para desenvolvedores.
“A Celo é uma rede que requer participação ativa da rede ao longo do tempo, por isso é uma das redes em que pretendemos apoiar a operação de milhares de nodes”, afirmou ele. “Estamos investindo bastante na infraestrutura e na própria Celo na construção de protocolos e soluções que ajudam esse ecossistema em particular ao longo do tempo”.
A Blockdaemon também opera um grupo validador ativo para a Celo e tem assento no conselho de governança.
Blockdaemon recebe doação da Celo
A Blockdaemon foi anunciada entre os membros fundadores da Aliança para a Prosperidade da Celo em março, incluindo um coletivo de desenvolvedores e empreendedores que trabalham para construir o ecossistema da Celo.
A Blockdaemon recebeu recentemente uma concessão da Celo, com DiMento afirmando que a Blockdaemon usará a concessão para seu gerenciador de pacotes blockchain – um plug-in projetado para otimizar a implantação de nodes na rede.
“Democratizar as operações dos nodes em uma ampla base de usuários é o que mantém essas redes funcionais e com grande desempenho”, disse Richter.
Leia mais:
- Andreessen Horowitz espera mais projetos como Libra e Celo; e menos como Venmo e PayPal
- Principal plataforma coreana de blockchain se junta à Celo Alliance
- Oportunidade: Facebook está contratando Gerente de Blockchain para o Libra na América Latina
- Projeto de Lei que regulamenta criptomoedas no Brasil traz avanços jurídicos para a indústria, avaliam especialistas
- Gigante de varejo Overstock relata prejuízos, mas diz que negócio blockchain está forte
- Atenção: falsa promoção do McDonald’s instala malware para roubar dados
- Relatório: Mercado global de tecnologia Blockchain ultrapassará US $ 16 bilhões até 2024