Banco Central Europeu dobra valor de resgate da economia do velho continente; ‘Empilhem Sats’, diz conhecido defensor do BTC
À medida que o Banco Central Europeu duplica seu programa de compra de ativos de emergência, o Bitcoin parece uma opção cada vez mais forte.
Another day, another trillion dollars – Outro dia, outros trilhões de dólares – o Banco Central Europeu (BCE) anunciou que dobrará seu programa de resgate devido ao coronavírus para 1,35 trilhão de euros, para consternação dos proponentes do Bitcoin (BTC).
Em um comunicado à imprensa em 4 de junho, o BCE se tornou o mais recente banco central a aumentar sua controversa resposta ao coronavírus, acrescentando € 600 bilhões ao chamado programa de compra de emergência pandêmica (PEPP).
ECB: Compras de ativos vai continuar
Lançado em março e no valor de 750 bilhões de euros, o PEPP é uma aquisição em massa de títulos do setor público e privado.
Semelhante às ações do Federal Reserve, o programa ainda não atingiu as alturas estonteantes das compras nos Estados Unidos, mas ainda representa o que é essencialmente a criação de uma demanda falsa do mercado.
“As compras continuarão a ser realizadas de maneira flexível ao longo do tempo, entre classes de ativos e entre jurisdições”, afirma o comunicado.
“Isso permite que o Conselho do BCE efetivamente evite riscos à transmissão suave da política monetária”.
Gráfico do balanço do Fed mostrando o impacto da estratégia. Fonte: Federal Reserve
Hodlonaut: “Empilhem sats!”
A medida constitui apenas mais um passo na frenética “gestão” do coronavírus por bancos centrais e governos. Como o Cointelegraph relata com frequência, as medidas, que também incluem impressão sem precedentes de dinheiro, são frequentemente criticadas como sendo mais prejudiciais do que o próprio coronavírus.
O Fed alimentou a frustração, com o presidente Jerome Powell reconhecendo publicamente o poder de imprimir quantidades ilimitadas de moeda fiduciária.
Em resposta ao BCE, o organizador do Lightning Torch, Hodlonaut, disse aos usuários do Twitter que optassem pelo Bitcoin. “Empilhe sats!” ele resumiu.
Hodlonaut já havia questionado, em uma época de dinheiro ilimitado, se os contribuintes deveriam se preocupar em pagar impostos ao governo.
À medida que a moda fiduciária enfrenta diluição ainda maior e as economias perdem seu valor a cada dia, o Bitcoin fornece a única solução de dinheiro duro realmente acessível para muitos. Ao contrário de sua alternativa herdada, o ouro, o Bitcoin não sofre dores de cabeça de armazenamento físico, não é confiscável e não pode ser forjado ou contaminado.
Seu suprimento também é estritamente limitado e sua emissão não pode ser acelerada, independentemente da quantidade de energia gasta na mineração.
Devido à sua estrutura de incentivos, os mineradores não são incentivados a concordar que a mineração de Bitcoin se torne mais como a mineração de um ativo não limitado, como o ouro.
Leia mais:
- Investidores institucionais adotam Bitcoin em massa depois do halving
- ‘Principal barreira para uma CBDC é filosófica e não tecnológica’, diz representante do Banco Central Europeu
- Banco Central Europeu pede regulamentação proativa para stablecoins
- Top-5 Performances no mercado de criptomoedas: XLM, MIOTA, ETH,TRX, XRP
- Banco Central Europeu diz ser ‘possível’ implantar sistema de pagamentos privado para moeda digital de banco central
- Explosão Bitcoin traz número recorde de investidores indianos de acordo com as casas de câmbio
- Paxos lança o PAX Gold, ativo cripto regulado e resgatável para o ouro físico