Bandidos virtuais aproveitando para atacar durante pandemia
A Europol, polícia fundada pela União Europeia, tem estado de olho em crimes digitais, que teriam aumentado nas últimas semanas. Essa instituição afirmou que bandidos virtuais estão aproveitando para atacar durante a pandemia.
Os crimes cometidos são vários, com pessoas sendo orientadas a se precaver das novas ameaças digitais. A União Europeia é formada por 27 estados-membros independentes e a Europol trabalha com todos.
A campanha que a Europol lançou nos últimos dias se chama: “Faça a sua casa um cyber reduto seguro“. Dessa forma, manuais foram lançados com orientações, para que as pessoas se previnam dos crimes virtuais que estão em alta em 2020.
Europol alerta para ataque de “bandidos virtuais” que se intensificaram durante pandemia
A Europol tem alertado as pessoas do continente europeu sobre outros problemas decorrentes da pandemia do novo coronavírus. Isso porque, com as pessoas em casa, as vulnerabilidades de segurança digital têm sido mais exploradas.
Em um dos pontos que a Europol identificou brechas, compras online têm tido mais presença na rede. A Europol destaca que as “compras scam” se concentram em publicidade de testes para detectar o COVID19 e produtos de higiene. Muitos golpes já acontecem na Europa nessa modalidade, até de máscaras falsas.
Em outro ponto, alertou contra as práticas de phishing e smishing, que tem afetado as pessoas. A prática consiste em disparar mensagens via e-mail ou SMS, contendo links e imagens em anexo. Quando o usuário clica ou faz o download destes conteúdos, é infectado.
Os idosos também têm sido alvo destes tipos de vírus virtuais, uma vez que são considerados “grupos de risco”. Com a falta de habilidade em manusear a tecnologia, que agora passou a ser fundamental em períodos de quarentena, os idosos estão entre os grupos mais visados.
Vulnerabilidades são vistas também em teletrabalho, ou home office
As empresas enviaram os funcionários para o trabalho em casa, uma forma de evitar aglomerações e contágios comunitários. As corretoras de Bitcoin brasileiras, por exemplo, foram algumas das empresas que adotaram a prática.
Mesmo nessa modalidade de trabalho, se for feita de forma equivocada, os problemas poderão surgir. A Europol destacou que para prevenir de golpes nessa modalidade, tanto os funcionários quanto as empresas devem ter cautela reforçada.
A Polícia da União Europeia afirmou que uma série de malwares já foram vistos, com foco em ataque em dispositivos mobile. Dessa forma, mesmo que seu computador esteja seguro, é importante tomar cuidado com celulares e tablets também.
Catherine De Bolle, diretora-executiva da Europol, acredita que as pessoas devem se cuidar. O momento de ansiedade e medo tem sido propicio para o aumento de golpes e fraudes, por isso, pede cuidado para as pessoas que utilizam a internet.
Embora muitas pessoas estão empenhadas em lutar contra esta crise e ajudar as vítimas, há também criminosos que têm sido rápidos para aproveitar as oportunidades de explorar a crise. Isto é inaceitável: tais atividades criminais durante uma crise de saúde pública são particularmente ameaçadoras e pode transportar riscos reais para a vida humana. É por isso que é relevante mais do que nunca para reforçar a luta contra o crime. Europol e os seus parceiros de aplicação da lei estão a trabalhar em conjunto para garantir a saúde e a segurança de todos os cidadãos
As dicas de segurança COVID19 da Europol foram disponibilizadas pelo site, acessível de qualquer local do mundo. Para os brasileiros, prestar atenção nessas dicas pode ajudar na prevenção de golpes digitais.
Saiba mais em Bandidos virtuais aproveitando para atacar durante pandemia