Bilionário Chamath Palihapitiya diz estar otimista com o Bitcoin como ativo seguro
O bilionário Chamath Palihapitiya explicou um cenário que poderia ver o Bitcoin se tornar um ativo de “fuga para a segurança”.
Em entrevista ao fundador da Morgan Creek Digital, Anthony Pompliano, Chamath Palihapitiya, CEO bilionário da empresa de capital de risco Social Capital, disse que agora pode ser a hora de brilhar o Bitcoin.
“Acho que o Bitcoin precisava de um momento como esse para ser relevante”, disse Palihapitiya. “Ainda é um instrumento especulativo, e é especulativo demais para ser confiável”, explicou.
Bitcoin ainda é muito turbulento
Em sua entrevista a Pompliano, Palihapitiya falou sobre um bando de tópicos pertinentes à atual economia global. Em termos de substituição do dólar americano ou de outras moedas globais, Palihapitiya explicou que o Bitcoin ainda é muito volátil.
“O único mercado ainda mais importante que o mercado de dívida é o mercado de câmbio”, afirmou.
Palihapitiya explicou que os mercados de moeda têm uma quantidade relativamente baixa de volatilidade, movendo-se em valor ao longo do tempo. “Nisso, há valor porque permite que mais participantes do mercado sejam ativos nesse mercado, para que possam usá-lo como um pilar crítico de como administram seus negócios”, disse ele.
Bitcoin não pode ser usado da mesma forma
O bilionário disse que o Bitcoin é imensamente volátil em comparação com os mercados de moedas. “Você não pode usá-lo efetivamente”, ele postulou. “Isso leva a este gueto dos comerciantes do dia e especuladores, e agora é onde estamos.”
Palihapitiya explicou que o Bitcoin sai desse “gueto” perdendo os comerciantes e especuladores diários, mantendo um pouco da atração de investimentos de longo prazo.
“Então você precisa fazer com que pareça lentamente que a infraestrutura tradicional possa realmente implodir”, disse ele. Palihapitiya acrescentou que o BTC poderia eventualmente ser visto como um “vôo para a segurança”, enquanto se aguarda a probabilidade de aviltamento, na tentativa de evitar falhas tradicionais da estrutura.
“Nos próximos 10 anos, em que essa trajetória tomará forma – e é uma trajetória de 10 anos – você terá muito tempo para se juntar a ela para se proteger e se proteger”, disse Palihapitiya, acrescentando :
“Isso é zero ou milhões, porque o que ele fará é criar um padrão quase-ouro. Ele criará um índice, exceto que, em vez de ter que possuir ouro, onde o ouro é de propriedade dos bancos centrais, é um instrumento que tem valor determinado por e entre seus participantes e é de propriedade de todos. “
A indústria de criptomoedas vê o Bitcoin como um tipo de hedge há vários anos. O próprio Pompliano até faz lobby pelo BTC como um ativo não relacionado aos mercados tradicionais.
O Cointelegraph procurou a Chamath Palihapitiya para obter detalhes adicionais, mas não recebeu resposta até o momento. Este artigo será atualizado em caso de uma resposta.