FGV, USP, Senai, Udemy, MIT e outros oferecem cursos grátis para quem quer estudar na quarentena

Enquanto a quarentena segue em vigor para combater a disseminação do coronavírus, uma boa dica é aproveitar a série de cursos online gratuitos para fazer upgrades no currículo.

Há opções em diferentes áreas do conhecimento, como finanças, cripto, programação, inteligência artificial, entre outras.

Entre as instituições que oferecem os cursos estão FGV (Fundação Getulio Vargas), Udemy, Senai e CVM, entre outras. Se o inglês estiver em dia é possível partir para opções disponibilizadas por entidades de renome internacional, como Harvard University, IBM e MIT.

FGV

Referência em cursos na área de finanças, administração e direito, a FGV conta com uma série de cursos online gratuitos disponíveis em seu portal.

Há pelo menos 27 opções, que vão de planejamento do orçamento familiar e da aposentadoria a gestão de projetos e de investimentos. É possível encontrar ainda opções de cursos em espanhol.

Essas e outras opções podem ser acessadas em detalhes no portal de Educação Executiva da FGV. Basta aplicar os filtros que aparecem na coluna do lado esquerdo da tela.

Udemy

Tradicional plataforma de cursos, a Udemy conta com diversas opções gratuitas que podem ser aproveitadas durante a quarentena —mediante cadastro.

Entre as formações disponíveis estão cursos para quem deseja dar os primeiros passos em áreas como programação em Python, Shell Script e Delphi. Se o interesse for no meio financeiro, há cursos gratuitos sobre Tesouro Direto, dólar futuro e fundos de investimento em geral, entre outras opções. Todas elas são em português.

Para quem quiser um aprofundamento maior em cripto há vários cursos sobre blockchain, tanto em português como em inglês, que vão de conceitos básicos a relação com linguagens de programação. Também estão acessíveis cursos sobre construção de contratos inteligentes em Ethereum, EOS e Corda.

Sebrae

Outra importante fonte de cursos online gratuitos, especialmente aqueles voltados para micro e pequenos empreendedores, é o Sebrae.

Muitas das centenas de opções disponíveis dão instruções sobre como organizar empresas — do fluxo de caixa e captação de recursos a procedimentos de gestão interna e de vendas. Também há cursos específicos sobre o universo de startups.

Em sua maioria são cursos rápidos, com duração média de 3 horas cada. Uma vez iniciado um curso no entanto, é preciso conclui-lo em um prazo determinado, discriminado na descrição da atividade.

Senai

O Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) também disponibilizou uma série de conteúdos — entre cursos e materiais de apoio — para ajudar aqueles que vão usar a quarentena para aperfeiçoamento profissional. Para ter acesso, basta acessar a plataforma Mundo Senai e fazer um cadastro simples.

Segundo a Agência de Notícias CNI, são cerca de 100 mil vagas oferecidas em temas como Desvendando a Indústria 4.0, Desvendando a Blockchain, Desvendando o Lean Manufacturing, e Desvendando o BIM (Building Information Modeling). Os cursos têm carga horária de 20 horas.

Também será possível aprender mais sobre Inteligência Artificial, com aplicações na indústria, e programação móvel para Internet das Coisas (IoT).

Para complementar, o Senai também conta com uma estante virtual com cerca de 1.150 volumes disponíveis.

USP

Mais conhecida universidade brasileira, a USP oferece várias opções de cursos online por meio da plataforma Coursera.

Entre os cursos disponíveis estão os que tratam de Python, criação de startups, UX/ UI, teste de software e gestão de projetos. A descrição de cada um indica o nível de conhecimento exigido pela atividade (Iniciante, Intermediário ou Misto).

Digital Innovation One

Plataforma gratuita de educação tecnológica, a Digital Innovation One também oferece uma ampla gama de cursos online e gratuitos. Basta realizar cadastro prévio.

Há opções que atendem, desde jovens a profissionais já formados. Entre as áreas englobadas estão Blockchain, JavaScript, HTML, React, Banco de Dados, Python, Git, Inteligência Artificial, entre outros.

As jornadas médias para cada módulo são de 40 horas e dão direito a a certificado de conclusão.

CVM Educacional

Mais conhecida por ser a autarquia que regula o mercado mobiliário no Brasil, a CVM (Comissão de Valores Mobiliários) também oferece cursos online grátis por meio da plataforma CVM Educacional.

As opções disponíveis são na área financeira básica, com destaque para o que ensina sobre poupança e investimento.

Harvard e MIT

Duas das mais renomadas instituições de ensino do mundo, a Harvard University e o MIT também estão entre as que ofertam cursos online e são ótimas opções para quem está com o inglês em dia.

Os cursos oferecidos pela Harvard estão em áreas como Ciência da Computação, Economia e Finanças, Negócios e Administração.

Já no MIT o foco é mais no setor de ciência e tecnologia, mas há opções inclusive em arquitetura, história e artes. Basta acessar a plataforma e checar quais cursos estão com turmas abertas, bem como consultar os próximos períodos de inscrições.

IBM

Também é possível estudar por cursos grátis disponibilizados pela IBM, uma das maiores empresas de tecnologia do mundo. É necessário realizar um cadastro prévio.

Entre as opções há tanto formações voltadas para produtos e serviços da IBM quanto cursos de caráter mais global, como aplicações em Java.


Compre Bitcoin na Coinext 

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br

O post FGV, USP, Senai, Udemy, MIT e outros oferecem cursos grátis para quem quer estudar na quarentena apareceu primeiro em Portal do Bitcoin.

Você pode gostar...