‘Este será e precisa ser o ano do Bitcoin’, diz Mike Novogratz
Assim como a criação do Bitcoin está ligada a 2008 e à grande recessão, o fundador da Galaxy Digital, Mike Novogratz, vê este ano como uma oportunidade para a criptomoeda.
Com vastas faixas dos mercados mundiais em confinamento virtual em meio à pandemia de coronavírus, alguns prevêem que os choques que afetam a economia global no início de 2020 ainda podem diminuir a magnitude da crise financeira de 2008.
Assim como a criação do Bitcoin (BTC) está ligada a 2008 e à grande recessão, o fundador da Galaxy Digital, Mike Novogratz, vê este ano como uma oportunidade para a criptomoeda.
Em um tweet publicado em 22 de março – poucas horas após o Congresso dos Estados Unidos não ter alcançado um acordo bipartidário sobre a proposta de um pacote de apoio econômico de US$ 2 trilhões -, Novogratz escreveu:
“O $BTC continuará sendo volátil nos próximos meses, mas o cenário macro é para o que foi criado. Este será e precisa ser o ano do BTC .”
Nunca desperdice uma boa crise
No início deste mês, os mercados tradicionais sofreram os piores golpes desde 1987 – uma queda espelhada na queda de 60% do Bitcoin, para mínimos de cerca de US$ 3.600 em algumas exchanges.
À medida que a pandemia entra em sua quinta semana – exacerbada pelo colapso da demanda e uma guerra de preços no setor de petróleo – os investidores assustados continuaram suas vendas da noite para o dia.
As ações asiáticas caíram com as conseqüências do impasse no Congresso, com os futuros de Wall Street caindo para atingir seu limite de 5%.
Dez dias atrás – com investidores abandonando até mercadorias “seguras” como o ouro – Novogratz argumentou que o Bitcoin não era menos vulnerável ao impacto das frenéticas liquidações:
“[Bitcoin] sempre foi um jogo de confiança. Toda criptomoeda é. E parece que a confiança global em praticamente qualquer coisa evaporou.”
No entanto, seu último tweet agora aponta para as oportunidades potenciais para a criptomoeda em meio à crise econômica.
Nessa visão, o Bitcoin – como meio de troca resistente à censura e unidade de valor não inflacionária – foi projetado precisamente como uma alternativa ao sistema monetário mundial.
Em um tweet que seguiu suas observações sobre o Bitcoin, Novogratz apelou a um Congresso paralisado para não repetir a “primeira falha do TARP” – o controverso fundo de resgate aprovado em 2008, que alguns consideram ter deixado virtualmente as fraquezas estruturais do sistema intacto.
Tomando nota da aparente dissociação do Bitcoin dos mercados tradicionais atingidos pelo COVID no início desta semana, Changpeng Zhao – CEO da Binance – argumentou da mesma forma que a pandemia deve ser entendida como um gatilho, e não a causa raiz, de um mundo visivelmente frágil em sua ordem econômica.