Coronavírus preocupa economia global e favorece ativos alternativos

Preocupado com as consequências que o Coronavírus têm trazido para a economia global, o ministro da economia japonês Yasutoshi Nishimura repercutiu o assunto. De acordo com ele, o crescimento econômico a nível mundial pode ser seriamente prejudicado pela doença.

Isto porque, tanto os lucros corporativos quanto a produção industrial tem sofrido danos significativos por conta dela. Por outro lado, ativos alternativos como o Bitcoin e ouro tem tido aumento de valor.

Como o Coronavírus está afetando o oriente

Para Nishimura, a doença tem prejudicado o desenvolvimento econômico tanto a nível local como mundial. De acordo com ele, o oriente tem sofrido com perdas no turismo, além de problemas com a produção de bens de consumo. Diversas cidades da China afetadas pelo Coronavírus fecharam suas entradas, o que está causando grande preocupação ao ministro japonês.

Ele afirma que se esta situação se estender por mais tempo, há riscos da exportação de produtos japoneses para o país vizinho ser afetada. Outra grave consequência apontada pelo ministro é o risco dos Jogos Olímpicos de Tóquio, a serem realizados neste ano, acabem sofrendo perdas importantes, tanto de atletas quanto do público em geral.

Problemas também a economia global

Com os golpes que o Coronavírus tem aplicado na economia asiática, o resto do mundo também acaba por sentir seus efeitos. Os investidores estão de olho em diversas ações de bolsas como a japonesa Nikkei, que teve queda de 2,9%, a tailandesa SET, que teve a mesma desvalorização e sul-coreana KOSPI, que caiu 3,2%. Estes resultados acabam afetando todo o mercado global.

Outro fato que também traz grandes preocupações com relação a doença é que algumas empresas mundialmente conhecidas como a Nissan e Honda tem sua sede em Wuhan, que é o epicentro do vírus.

Há relatos de que as duas gigantes do automobilismo estão em processo de retirar seus funcionários do local, o que fatalmente impactará em sua produção. Isto também irá fazer com que haja problemas nas ações das duas companhias.

Mercado de criptomoedas em alta

Ao contrário das tendências negativas da economia atual, ativos alternativos como o das criptomoedas tem tido alta diante da instabilidade econômica provocada pelo Coronavírus. O Bitcoin, principal ativo do criptomercado teve uma alta superior a 8% nas últimas horas, o que tem animado diversos investidores. O ouro também subiu 1,28% nos últimos dias.

O motivo destas altas está relacionado ao fato de que, em momentos onde a economia global está instável, suas moedas tendem a chamar menos a atenção do mercado de investimentos.

Assim, ativos como Bitcoin e outras criptomoedas, além do ouro, são considerados um porto seguro para os investidores. E ao que tudo indica, esta tendência deve se manter por um tempo.

Saiba mais em Coronavírus preocupa economia global e favorece ativos alternativos

Você pode gostar...