Presidente da Genbit, empresa alvo do Ministério Público, pede perdão a investidores
O presidente da Genbit, Nivaldo Gonzaga, divulgou um comunicado no qual “pede desculpas” aos investidores pelos problemas envolvendo a empresa nos últimos meses.
O texto de Gonzaga, obtido pelo portal Livecoins, se refere à ação civil pública movida pelo Ministério Público de São Paulo no valor de R$ 1 bilhão contra a Gensa Serviços Digitais – empresa que representa o Grupo Tree Part, ao qual pertence a Genbit.
“Compreendo que todas as turbulências passadas vêm causando muitos aborrecimentos aos senhores, muito embora nunca foi essa minha intenção, todavia reconheço e peço-lhes perdão”, falou o empresário.
Gonzaga diz ainda no texto que o processo aberto pelo Ministério Público paulista será uma “oportunidade” para o grupo empresarial.
“Essa ação do MP servirá para o bem, pois podemos provar de uma vez por todas aos órgãos estaduais e federais que o Grupo Tree Part/GenBit sempre trabalhou dentro das leis brasileiras”.
Segundo a ação do MP, o grupo do qual a Genbit faz parte fazia propaganda por meio de redes sociais como YouTube e Facebook. As plataformas ofereciam um contrato de investimento coletivo num modelo de negócio sem transparência e com promessa de rendimentos de até 15% ao mês.
Pagamentos atrasados e ação do MP
Apesar do pedido de desculpas de Gonzaga, a Genbit já está há quatro meses sem pagar seus afiliados – estimados em 45 mil.
Diante do calote, a empresa abandonou as operações com bitcoin e lançou uma criptomoeda própria, a Treep Token (TPK) – tática semelhante à adotada por Minerworld e Unick Forex, dois esquemas que também lesaram milhares de pessoas.
A empresa afirmou ainda que pretende fazer os pagamentos em dez vezes, a partir de março de 2020 – prazo no qual espera que a TPK se valorize.
O calote nos investidores é um dos motivadores da ação do Ministério Público paulista contra a Gensa. O valor de R$ 1 bilhão se refere ao prejuízo estimado que as empresas do grupo geraram junto aos 45 mil investidores.
O MP pediu ainda a condenação dos envolvidos. Outras cinco empresas estão incluídas na ação.
Junto com outros braços da Gensa, como a Zero10Club, a Genbit foi denunciada pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) por oferta irregular de investimentos. Na prática, esse alerta significa o reconhecimento do negócio como esquema de pirâmide financeira.
- Leia também: Há quatro meses sem pagar, Genbit enrola investidores com promessa de criptomoeda própria
Compre Bitcoin na Coinext
Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br
O post Presidente da Genbit, empresa alvo do Ministério Público, pede perdão a investidores apareceu primeiro em Portal do Bitcoin.