Pirâmide financeira chinesa pode ter causado queda do bitcoin
Golpistas por trás da pirâmide financeira PlusToken podem estar por trás da recente queda do Bitcoin, de acordo com a ChainLysis.
Os líderes por trás do esquema ponzi estão tentando liquidar pelo menos US $ 2 bilhões em criptomoedas, incluindo bitcoin, fazendo o preço da moeda digital cair.
De acordo com a empresa de analises, que monitora as carteiras pertencentes ao ponzi, cerca de 45.000 bitcoins (US $ 302 milhões) e 800 mil ethereuns (US $ 102 milhões) foram movimentados.
Os golpistas da PlusToken conseguiram vender pelo menos US $ 185.000.000 em bitcoins roubados através de plataformas OTC.
Como é sábio, a venda de grandes quantidades de bitcoin tendem a reduzir o preço da moeda digital.
Os golpistas estão com pressa de liquidar os fundos, então, acabam vendendo por preços mais baixos, aumentando a oferta de bitcoin no mercado.
PlusToken: Pirâmide chinesa que roubou US $ 3 Bi
PlusToken era um golpe de pirâmide com criptomoedas que se apresentava como uma carteira que recompensaria os usuários com “retornos garantidos”.
Os golpistas diziam que esses lucros seriam gerados através de mineração e indicação (MMN). O golpe conseguiu arrecadar mais de US $ 3 bilhões em criptomoedas.
As carteiras referentes ao golpe agora são monitoradas pela empresa de analise, ChainLysis.
Bitcoin caiu quando PlusToken liquidou fundos
A empresa de análise destaca que não pode afirmar com certeza que a queda preço do Bitcoin é causada pela liquidação da PlusToken, mas a empresa mostra que existe uma relação entre a queda de preço e a PlusToken.
“É possível que a queda de preço do bitcoin seja coincidência com a liquidação da PlusToken, e de fato seja causada por outra coisa.”
Para tentar resolver a questão de casualidade, a empresa fez uma análise de regressão para testar como a liquidação dos fundos da PlusToken impactaram o preço do bitcoin:
“A volatilidade, que mede o desvio do preço médio do Bitcoin em um determinado momento tem variação suficiente para fazer isso (o preço cair), além de nos dar uma noção de como os saques da PlusToken afetam o preço do Bitcoin.
A análise de regressão da empresa (vista acima) mostra uma relação entre a queda de preço e a liquidação da PlusToken, embora pequena, estatisticamente significativa.
“A liquidação da PlusToken pode causar queda no bitcoin de duas maneiras. Diretamente, aumentando a oferta de Bitcoin e mudando a dinâmica do mercado, ou indiretamente, afetando a percepção do mercado pelos traders.”
A empresa lembra que a liquidação de grandes quantidades de bitcoin “é apenas uma das muitas influências em potencial que podem afetar o preço da moeda digital.”
Ela reforça que nenhum fator externo pode explicar a queda do bitcoin nos momentos exatos de liquidação do ponzi.
A ChainLynks finaliza o relatório afirmando que a PlusToken ainda tem 20.000 bitcoins para serem liquidados, a empresa reforça que a venda dessas moedas tem potencial de fazer o preço cair ainda mais.
No momento da redação desta matéria, o bitcoin apresenta quase 5% de queda na s ultimas 24 horas, e é negociado por R$ 27.251.
Saiba mais em Pirâmide financeira chinesa pode ter causado queda do bitcoin