CFTC entra com ação contra esquema ponzi no valor de US $ 11 milhões
A Comissão de Comércio de Futuros de Commodities dos EUA acusou uma empresa de Nevada de violações relacionadas a um esquema de criptomoedas no valor de US $ 11 milhões.
A Comissão de Comércio de Futuros de Mercadorias dos Estados Unidos (CFTC) anunciou a abertura de uma ação de execução civil contra a Circle Society, empresa com sede em Nevada.
Réus garantiam aos investidores retorno de 300%
Em 16 de outubro, a CFTC anunciou que estava acusando a Circle Society e seu proprietário, David Gilbert Saffron, de “solicitação fraudulenta, apropriação indébita e violações de registro relacionadas a um esquema de opções binárias no valor de US $ 11 milhões”.
De acordo com as acusações, os réus se apropriaram de pelo menos US $ 11 milhões em Bitcoin (BTC) e dólares americanos, de clientes nos Estados Unidos, para “negociar opções binárias fora da bolsa, em moedas estrangeiras e pares de criptomoedas, entre outras coisas”. O presidente da CFTC, Heath P. Tarbert, disse:
“Esquemas fraudulentos, como o alegado neste caso, não apenas enganam pessoas inocentes com seu dinheiro suado, mas também ameaçam minar o desenvolvimento responsável desses novos e inovadores mercados. Os Estados Unidos devem ser líderes nesse espaço, e só teremos sucesso se esses mercados tiverem integridade. ”
Os réus convenceram pelo menos 14 pessoas a ingressar em um grupo operado pela Circle Society, uma entidade fraudulenta criada pela Saffron, que garantia retornos de até 300%. Alega-se que a Saffron reteve os fundos dos participantes em sua carteira pessoal de criptomoedas e os usou para pagar novos participantes “semelhante a um esquema Ponzi”.
A CFTC buscará penalidades monetárias civis, restituição, rescisão, expurgo de ganhos ilícitos e proibições de negociação e registro, mas está ciente de que pode não haver fundos ou ativos suficientes para cobrir todas as perdas.
Tarbert diz que o Ethereum é uma mercadoria
O Cointelegraph relatou anteriormente que Tabert, presidente da CFTC, havia dito que acreditava que o Ether (ETH) é uma mercadoria e que as negociações de futuros de ETH estão se tornando realidade. A CFTC afirmou anteriormente que o Bitcoin é uma mercadoria, mas o Ether, a segunda maior criptomoeda por capitalização de mercado, não havia sido mencionado antes.
“Fomos muito claros sobre o Bitcoin: o Bitcoin é uma mercadoria. Não dissemos nada sobre o Ether – até agora […] é minha opinião, como presidente da CFTC, que o Ether é uma mercadoria. ”