Empresa tailandesa de petróleo e gás desenvolve plataforma de energias renováveis baseada em blockchain
A empresa de energia com sede na Tailândia PTT e a organização sem fins lucrativos de energia blockchain Energy Web Foundation estão construindo conjuntamente uma plataforma de energias renováveis baseada em blockchain.
A empresa estatal tailandesa de petróleo e gás PTT e a organização sem fins lucrativos de energia blockchain Energy Web Foundation (EWF) estão construindo conjuntamente uma plataforma de energias renováveis baseada em blockchain.
De acordo com um comunicado de imprensa compartilhado com o Cointelegraph em 11 de setembro, as partes estão desenvolvendo uma solução regional baseada na Cadeia de Energia da Web. O novo produto também estará em conformidade com a Norma do Certificado Internacional de Energia Renovável (I-REC), que certifica fontes de energia renováveis.
Demanda certificado I-REC
Produtores de energia podem solicitar certificados de rastreamento I-REC de um emissor designado por um governo ou organização comercial. Depois que os tickets são enviados para um registro central, fornecedores e compradores de energia podem provar a origem renovável da energia resgatando os certificados.
No ano passado, a Tailândia produziu cerca de 28 milhões de megawatts-hora (MWh) de eletricidade limpa, enquanto apenas 0,16 milhão de I-REC MWhs foram emitidos. O CEO do EWF, Jesse Morris, disse que a plataforma baseada em blockchain ajudará a conectar a oferta e a demanda pelos certificados.
Worawat Pitayasiri, vice-presidente executivo sênior de inovação e digital da PTT, disse que a plataforma beneficiará compradores corporativos renováveis e desenvolvedores de energia, acrescentando:
“Combinará melhor a demanda com a oferta disponível, ajudará os compradores corporativos a atingir seus objetivos de sustentabilidade com mais facilidade, criar um fluxo de receita suplementar para ativos de energia renovável já em operação e desbloquear novos investimentos em energia renovável adicional em toda a região.”
Plataformas de energia ponto a ponto ganham força
Recentemente, a startup de energia Australiana blockchain Power Ledger lançou seu primeiro teste da tecnologia de comércio de energia ponto a ponto em áreas rurais para ajudar assentamentos e fazendas comerciais periféricas a melhorar a eficiência de sua rede elétrica e reduzir os custos associados.
O Departamento de Energia dos Estados Unidos concedeu uma doação de US$ 1,05 milhão em agosto para organizações que trabalham para comercializar uma plataforma de transações de energia baseada em blockchain.At the time, Dr. Amin Khodaei, chairman of the electrical and computer engineering department at the University of Denver, said:
“A crescente proliferação de recursos energéticos distribuídos exige estruturas de gerenciamento avançadas que suportam as comunicações ponto a ponto, ao mesmo tempo que são rápidas, escaláveis e seguras […] Agora é a hora de desenvolver e demonstrar as tecnologias que podem tornar mais sustentável e resiliente nosso futuro.”