Queda do Bitcoin tem relação com pirâmide da China?
Alguns usuários não entenderam o que pode ter causado as recentes quedas do Bitcoin pelo mundo. Entretanto, alguns rumores apontam que a queda do preço do Bitcoin poderiam estar relacionado com uma pirâmide financeira da China.
De fato, o Bitcoin teve uma imensa desvalorização, com forte queda nas últimas 24 horas. O preço do Bitcoin saiu de pouco mais de U$ 10,800 para U$ 10,028, perdendo mais de 6%. Na cotação máxima dos últimos sete dias, o Bitcoin chegou a valer U$ 11,960 por unidade. Com isso, o Bitcoin perdeu cerca de 15% de valor na última semana.
O que pode ter causado a recente queda do Bitcoin é uma pirâmide financeira da China
De acordo com a analista do criptomercado Dovey Wan, houve uma imensa quantidade de Bitcoin vendido em corretoras. A explicação dessas vendas seria porque um esquema ponzi estaria se livrando dos BTCs em sua posse.
De acordo com a analista Wan, os fraudadores teriam entre 70 e 800 mil bitcoins em sua posse. Em uma thread pelo Twitter, a analista reforçou que em breve poderá haver mais vendas, o que causaria mais queda no preço do Bitcoin nos próximos dias.
O golpe começou ainda em 2018, com a oferta do PlusToken, que oferecia “retorno de investimento com altos rendimentos”. No início de 2019, entretanto, o possível golpe chegou a anunciar que teria cerca de 10 milhões de pessoas cadastradas.
A polícia chinesa conseguiu capturar o principal membro da possível pirâmide. Entretanto, as carteiras de bitcoin roubados das pessoas não puderam ser recuperadas. Estimativas da polícia, segundo Wan, seria que o roubo ultrapasse os 3 bilhões de dólares.
Possíveis criminosos também possuem Ethereum e EOS em sua posse
Os possíveis criminosos não deixaram a polícia capturar os bitcoins em sua posse. Além disso, suspeita-se que esteja em posse dos possíveis golpistas quantidades de Ethereum e EOS.
Como essas criptomoedas possuem chaves privadas que não são fáceis de serem capturadas, a polícia ainda não obteve acesso aos fundos. O rombo pode ser ainda maior, visto que apenas alguns endereços públicos são conhecidos.
A firma de auditoria e segurança Peckshield tentou rastrear para onde foram enviados os fundos. Com isso, foram descobertos envios para corretoras como Bittrex e Huobi ainda em julho.
Para Wan, os possíveis golpistas têm começado suas vendas em julho, e esse seria um dos motivos da queda de preços do Bitcoin. Além disso, as vendas têm sido feitas em lotes de 50-100 BTCs, para não levantarem suspeitas. Algumas vendas feitas na Binance nos últimos dias pode ter ligação com o golpe do PlusToken. Finalmente, o criptomercado aguarda mais apurações deste caso, que pode ser mais um terrível golpe que utilizou do Bitcoin e causou furor nos preços da criptomoeda.
Saiba mais em Queda do Bitcoin tem relação com pirâmide da China?