Steemit censura usuário do caso hacker 11/09
Por: Livecoins
Uma polêmica atingiu a rede social Steemit no último dia 07 de janeiro, que deixou a comunidade cripto revoltada com o caso.
Um grupo hacker anunciou a poucos dias que iria revelar a verdade sobre o 11/09 e os atentados sofridos pelos EUA na data, a menos que recebessem Bitcoin como pagamento. O fato foi noticiado no Livecoins no último dia 02 de janeiro.
Porém, ao ganhar as notícias mundiais e também as manchetes dentro do Steemit, o grupo hacker Dark Overlord viu suas mensagens no pastebin serem apagadas, e também perfis de redes sociais. Um deles, o da Steemit.
No Reddit, a postagem feita e o usuário do grupo também foram excluídas pelos administradores da rede social. O Twitter também foi acionado pelo governo dos EUA para banir o grupo de suas dependências.
A rede social Steemit é uma das escolhas da comunidade cripto que quer sair dos ambientes de extrema vigilância e censura como Twitter e Facebook, além de utilizar a blockchain para salvar os textos dos usuários de forma definitiva, e possuir a altcoin Steem para transações.
O grupo, “inocentemente” havia postado no pastebin que iria aderir às postagens na rede Steemit após problemas com outras plataformas, pois, com o caráter descentralizado e utilizando a blockchain evitariam a censura sobre seus conteúdos.
O detalhe que nem os hackers esperavam, é que no dia 07 de janeiro seu perfil thedarkoverlord seria banido da rede, fato consumado pelo outro user jredbeard, e que ocorreu devido a violações do Termo de Uso. O usuário banido já foi inserido em uma lista dos banidos da Steemit.
A rede social foi então atacada pela comunidade cripto mundial, que até então confiava que o ambiente era “privado”, chegando a ser chamada de “porcaria” de rede e a Steem de shitcoin por usuários do Reddit.
Dentro da própria rede social os usuários atacaram a censura, e em um post do perfil the-bitcoin-dood, o mesmo deixou claro que a rede “está tocando em um ponto dolorido”.
O que mais choca a comunidade mundial com este fato, é que no whitepaper do projeto ficou claro que a rede deveria ser descentralizada, e que não existiria uma entidade para censurar conteúdos dos detentores da Steem.
Outro trecho do whitepaper é justamente o combustível da polêmica, pois, fala que “A liberdade de expressão é a base de todas as outras liberdades e qualquer infração à liberdade de expressão enfraquece os únicos meios pacíficos de chegar a um consenso: a discussão”.
O grupo hacker, sem considerar se estava certo ou errado em suas ações, pode ter saído desta como vítima, pois, para uma rede social que se propunha a ser livre, a Steemit criou uma discussão que está longe do fim.
O artigo Steemit censura usuário do caso hacker 11/09 apareceu primeiro em Livecoins.