Desordem no mercado: Bitcoin afunda-se abaixo de US $ 3.400, Ethereum cai e fica com dois dígitos
Os mercados de cripto voltaram a ter uma grande recessão hoje, com praticamente todas as principais moedas por capitalização de mercado tendo perdas de dois dígitos, algumas chegando a mais de 20%.
Sexta-feira, 7 de dezembro: os mercados de cripto voltaram a sofrer uma grande retração hoje, com praticamente todas as principais moedas por capitalização de mercado sofrendo perdas de dois dígitos. Algumas moedas caíram mais de 20%, como mostram os dados da Coin360.
Visualização do mercado por Coin360
O Bitcoin (BTC) sofreu um forte impacto de mais de 11% em seu gráfico de 24 horas e está sendo negociado a US $ 3.400 no momento da publicação. Tendo tentado recuperar as posições acima de US $ 4.000 no início de dezembro – para estar sendo negociado brevemente perto de US $ 4.300 – a recuperação da moeda líder não se manteve, e o ativo sofreu perdas acentuadas nos dias anteriores à queda vertiginosa de hoje.
Na semana, o Bitcoin caiu cerca de 20,5%; as perdas mensais estão em severos 47,3%.
Gráfico de preços de Bitcoin de 7 dias. Fonte: Índice de preço de Bitcoin da Cointelegraph.
A segunda maior cripto por capitalização de mercado, Ripple (XRP), caiu cerca de 12% no dia, sendo negociada a quase US $ 0,30 no momento da publicação, de acordo com o Índice de preço de Ripple da Cointelegraph. Os gráficos semanais e mensais de Ripple também são incrivelmente vermelhos, com perdas de cerca de 23,5 e 40%, respectivamente.
Gráfico de preços de Ripple de 7 dias. Fonte: Índice de preço de Ripple da Cointelegraph.
A criptomoeda em terceira posição por capitalização de mercado, Ethereum (ETH), desempenhou ainda pior, com as perdas de 24 horas aumentando 16% no tempo da publicação. O altcoin líder está abaixo do valor de dois dígitos, sendo atualmente negociado a US $ 84. Na semana, o Ethereum caiu 31,4%; as perdas mensais estão próximas de 60%.
Gráfico de preços de Ethereum de 7 dias. Fonte: CoinMarketCap
O recém produto de hard fork “Bitcoin SV” (BSV) é a única exceção entre os dez primeiros, subindo 20 por cento no dia sendo negociado em torno de US $ 109, fechando o ranking do cinco maior criptomoedas. Com um valor de mercado de cerca de US $ 1,94 bilhão no momento da publicação, a BSV está mantendo uma pequena margem à frente do BCH; o último, classificado em 7º lugar, atualmente tem um valor de mercado de cerca de US $ 1,77 bilhão.
Ainda ontem, apareceu a notícia sobre uma nova ação da empresa de desenvolvimento tecnológico UnitedCorp contra a Bitmain, Bitcoin.com, Roger Ver e Kraken Bitcoin Exchange, que alega que os réus se envolveram em manipulações e práticas desleais durante as consequências imediatas do hard fork de BCH-BSV.
As moedas restantes no top vinte por capitalização de mercado estão tendo perdas entre 8 e 22%.
O IOTA (MIOTA) caiu mais de 16% e está sendo negociado a US $ 0,22: o Binance Coin (BNB) está abaixo de 20% em US $ 4,56, e os aliados focados em privacidade,0 Monero (XMR) e o ZCash (ZEC) caíram 14,5 e 20% respectivamente.
Perdas semelhantes atingiram o Dash (DASH) e o Neo (NEO): o primeira tem queda de 21,7%, até US $ 61,33, o segunda de 17,4%, até US $ 5,85.
O Dogecoin (DOGE), classificado em 20º lugar, é tem o desempenho “mais forte” de 24 horas, com queda de 2,6% a US $ 0,0021.
A capitalização total do mercado de todas as criptomoedas é de cerca de 107,1 bilhões de dólares, o que representa uma queda de 20% desde o início de seu gráfico semanal, quando estava próximo de 136 bilhões de dólares.
Gráfico da capitalização de mercado total de 7 dias de todas as criptomoedas pela CoinMarketCap
Com os mercados incessantemente desanimadores, a Comissão de Valores Mobiliários (SEC) dos Estados Unidos entretanto adiou novamente sua decisão sobre o importante fundo negociado em bolsa (ETF) de Bitcoin (BTC) de alto perfil da empresa de investimentos VanEck e da empresa de blockchain SolidX.
Um novo prazo para o final de fevereiro de 2019 já foi definido; a comissária da SEC, Hester Peirce – que ganhou o apelido de “mamãe da cripto” por sua dissidência sobre a decisão da SEC de rejeitar um ETF de Bitcoin proposto pelos gêmeos Winklevoss – disse a investidores nesta semana; “Não perca o fôlego”, aguardando uma aprovação do ETF de BTC.