Blockchain e GIG Economy
Por: Livecoins
Ao pensar em serviços de freelancers sempre lembramos de um profissional que está prestando um serviço para alguma empresa por uma quantidade de horas ou dias, e essa indústria têm estado em crescimento nos últimos anos.
As vantagens para os empregadores são muitas, o freelancer não possui vínculo empregatício e por vezes seus salários são insatisfatórios, sem benefícios e sem previdência da qual deve ser arcada pelos próprios trabalhadores. Uma pesquisa da Ridester nos EUA, apontou que motoristas de Uber ganham no máximo U$ 14.73 por hora, incluindo gorjetas.
Ainda nos EUA, o ex-secretário do Trabalho Robert Reich, acredita que em alguns anos até 40% dos trabalhadores serão freelancers. Outro estudo conduzido pela Freelancers Union e também pela Upwork, em um relatório similar acreditam que até 2027 a maioria dos trabalhadores serão freelancers.
Essa indústria, que por vezes é também chamada de Economia GIG (economia sob demanda), mesmo com todos os poréns, é uma realidade que está em crescimento ao ponto de chegar a ser relacionada com a tecnologia blockchain.
No setor freela, já há algumas plataformas de marketplace funcionando para realizar os encontros de freelancers com os empregadores, porém o custo operacional das mesmas pode ser alto, além do fato de ter o seu foco ser mais centralizado do lado do contratante em detrimento do contratado.
Para tanto foi criada uma solução baseada na blockchain, chamada de Fundação Baleia Azul (Blue Whale Foundation). O seu presidente executivo, Will Lee, acredita que o poder centralizado das plataformas atuais são injustos no mercado.
De acordo com o ideal da plataforma, o sistema blockchain pode trazer justiça para a Economia GIG ajudando principalmente na redução das taxas que os funcionários têm que pagar. Além disso, as pessoas podem receber instantaneamente, ao invés de esperar dias pela compensação bancária.
A blockchain pode ajudar muito na indústria em crescimento, e a Baleia Azul já se preocupa com detalhes do tipo folga paga e auxílio doença, além de várias recompensas que visam incentivar os trabalhadores. Outra empresa do ramo, a CryptoTask, também oferece um sistema blockchain freelancer para ajudar o setor.
A blockchain não é ainda uma solução em amplo destaque no setor, assim como em demais setores também é uma tecnologia nova, mas já está abrindo seu espaço como uma solução inovadora para a melhor qualidade de vida e justiça no mundo.
Deixe sua opinião sobre o assunto nos comentários.
Fonte: blokt
O artigo Blockchain e GIG Economy apareceu primeiro em Livecoins.