70% das 10 principais altcoins em índice de desenvolvimento estão entre as maiores em capitalização, indica levantamento
Santiment aponta principais projetos através do repositório GitHub e a maioria deles são de altcoins que estão entre as 32 maiores capitalizações de mercado.
Em uma abordagem divulgada esta semana sobre os principais projetos em desenvolvimento relacionados às criptomoedas, a plataforma de monitoramento on-chain Santiment observou que, dos 10 projetos com maior quantidade de novos códigos no repositório GitHub nos últimos 30 dias, sete pertencem a altcoins que estão entre as 32 maiores capitalizações de mercado apesar da baixa do mercado de criptomoedas.
Entre os destaques relacionados à sondagem anterior, a Santiment observou o crescimento de atividade de desenvolvimento das redes Polkadot e Kusama, respectivamente líder e vice-líder, que recuperaram suas posições, que haviam sido perdidas para a Cardano e a consequente ascensão do ADA, token nativo da blockchain.
Por outro lado, a análise observou que, em alguns casos, a presença de alguns projetos no Top 10 está relacionado ao tamanho de suas equipes de codificação, o que não significa necessariamente crescimento de longo prazo desses projetos.
Apesar da queda de preços no mercado de criptomoedas, alguns gráficos de desenvolvimento chamavam a atenção pela ascensão iniciada em julho. Entre eles o da plataforma de oráculos descentralizada Chainlink e o do sistema de armazenamento descentralizado Filecoin.
🧑💻🔗 #Chainlink has been rising in development activity rate, and is up to the #4 spot in #crypto by this measurement. Our latest insight shows the 3-year trends of development activity from the top 10 projects, including $DOT, $ADA, $FIL, $ATOM, & $ICP. https://t.co/lvFJo9sH6p pic.twitter.com/sgbX9XCF7G
— Santiment (@santimentfeed) September 13, 2023
“Olhar para projetos que continuam ocupados e trabalham para melhorar e inovar de forma consistente nunca é uma má estratégia de investimento. E está claro que todos esses 10 projetos continuaram a avançar com seu trabalho para melhorar seus produtos”, informou a Santiment.
Com um número de novos códigos entre 570 no GitHub, para os dois projetos mais bem colocados, até 252, no caso do 10º colocado, o Filecoin, o Top 10 em desenvolvimento era composto, em ordem decrescente, por: Polkadot (DOT); Kusama (KSM); Cardano (ADA); Chainlink (LINK); Hedera (HBAR); Vega Procol (VEGA); Status (SNT); Cosmos (ATOM); Internet Computer (ICP); Filecoin (FIL).
No Brasil, apesar de o país ter recuado duas posições em adoção de criptomoedas, porém manter a liderança na América Latina, diversos projetos avançam, como os que se fazem presentes no Blockchain Rio Festival 2023, que promete ser um catalisador de novos negócios da Web3, IA e outras tecnologias disruptivas.
Outro exemplo é o primeiro token do país focado no cultivo sustentável de cânhamo, que acaba de ser listado pelo Mercado Bitcoin, conforme noticiou o Cointelegraph Brasil.