7 mil pessoas assinam petição contra restrições na Austrália sobre proibição de uso de papel moeda
Uma nova petição surgiu em oposição a um projeto de lei restringindo transações em dinheiro físico e em moeda digital na Austrália em valores acima de 10.000 AUD
Mais de 7.000 pessoas assinaram uma nova petição contra restrições em relação ao dinheiro em papel moeda elaboradas na Austrália, com diferentes propostas que incluem e excluem moedas digitais.
No início desta semana, Robert Barwick, diretor do Conselho Eleitoral dos Cidadãos da Austrália, iniciou uma petição contra a proposta “Lei de Moeda (Restrições ao Uso do Dinheiro) de 2019” recentemente introduzida como um esboço explicativo do parlamento australiano. O projeto elaborado especificamente propõe a proibição de transações em dinheiro acima de 10.000 AUD (US $ 6.900), incluindo transações envolvendo moedas digitais.
Prevenindo uso de papel moeda usado em atividades ilícitas?
O ímpeto para o projeto de lei supostamente está no desejo do governo de impedir o uso de dinheiro em atividades ilícitas como lavagem de dinheiro e evasão fiscal. O que pode inicialmente parecer uma tentativa de desenvolver uma sociedade sem papel moeda é “uma lei totalitária que […] aprisionará os australianos nos bancos para que eles não possam escapar das taxas de juros negativas”, segundo Barwick.
Barwick, portanto, insta o parlamento a “acabar com essa lei e a política de proibição do papel moeda” e “reprimir a economia ilícita real, indo atrás de bancos e corporações multinacionais, das maiores empresas de contabilidade e dos paraísos fiscais”. Barwick acrescentou:
“Proibir transações em dinheiro acima de AUD $ 10.000 não acabará com a evasão fiscal e a lavagem de dinheiro da ‘mercado negro’, mas privará os indivíduos de seu direito à privacidade em assuntos financeiros e os prenderá em bancos privados, incapazes de escapar de políticas como a fiança e taxas de juros negativas”.
Sentimentos controversos sobre criptomoedas
Vale a pena notar que um memorando explicativo do rascunho publicado em meados de julho propunha uma exceção:
“Há poucas evidências atuais de que a moeda digital está sendo usada atualmente na Austrália para facilitar as atividades da economia ilítica. Diante disso, o governo decidiu, no momento, efetivamente excluir a moeda digital do limite de pagamento em papel moeda”.
A nova versão do esboço está, portanto, contradizendo essas declarações anteriores sobre moedas digitais. O rascunho diz: “papel moeda significa um ou ambos dos seguintes: (a) moeda digital; (b) moeda física.
O Australian Tax Office recentemente emitiu cartas de advertência para 18.000 Super Fundos Superados por se concentrar demais em uma classe de ativos. Sob a lei australiana, é ilegal investir mais de 90% dos fundos de aposentadoria em uma única classe de ativos, como ações ou criptomoedas.