4 criptomoedas valorizaram mais que o bitcoin este ano, o que elas tem em comum?
Embora a grande maioria das criptomoedas não conseguiram acompanhar a alta do Bitcoin este ano, 4 altcoins bem parecidas entre si se destacaram e tiveram bons resultados, graças ao bitcoin.
As quatro altcoins em questão são tokens de exchanges, Binance Coin (BNB), Huobi Token (HT), OKEx Token (OKB) e o BitNax Token (BTMX).
O que são esses tokens?
Tudo começou com a ideia da Binance de ter um token para conceder descontos nas taxas de negociação da própria Exchange. O modelo de negócio foi tão bem sucedido, com o preço do seu token saltando de 0,10 USD para 39,90 em seu topo histórico, que varias empresas copiaram o seu modelo, como e o caso das outras três exchanges citadas acima.
A Binance não parou por aí, criou o Launchpad é uma plataforma de arrecadação de fundos para projetos, chamado de IEO (Initial Exchange Offering), uma adaptação do antigo modelo de ICO (Initial Coin Offering). Para participar de tais crowdfundings, os usuários precisam de BNB.
E não parou por aí, até certo ponto, o BNB era um token da rede Ethereum porém a Binance resolveu criar a sua própria blockchain, fazendo o BNB ser a sua moeda nativa, servindo como combustível para as transações, principalmente em sua exchange descentralizada.
Sendo assim, este tipo de token tem uma boa demanda, traders podem economizar quantias significativas em taxas de negociação, pessoas podem financiar projetos que previamente passaram pela avaliação da própria exchange e que estarão listados em uma exchange grande já em seu primeiro dia, bem como utilizar uma exchange descentralizada ou utilizar uma blockchain rápida como no caso da Binance Chain.
O Bitcoin é o motivo dos bons resultados
O mercado de alta do Bitcoin gera ânimo ao setor e faz com que as pessoas negociem mais, sejam elas traders ou não. Este é o principal motivo da boa performance destas quatro moedas, o volume! Conforme as pessoas negociam mais, maior é a demanda por um token que dará desconto nestas operações.
Uma boa opção de compra?
O preço de um token deste modelo está diretamente relacionado ao volume da exchange, maior o volume, maior a demanda, maior o preço. Se por algum motivo, como um hack, alguma dessas exchanges se tornar insolúvel e falir, o preço de seu token refletirá o problema e cairá abruptamente, possivelmente até zero.
Investir em tais tokens está ligado à reputação de tais exchanges. Desde a criação do bitcoin já vimos muitas gigantes perderem o seu posto de top 1, perdendo seu volume para novas empresas com um serviço melhor e até mesmo desaparecerem após falhas de segurança.
O que podemos concluir é que o mercado está amadurecendo, quando uma moeda tem um bom caso de uso, ela terá demanda e seu preço subirá, caso contrário seu destino é o declínio e por fim o esquecimento.
Invista com segurança, faça as suas próprias pesquisas e mantenha suas criptomoedas em sua própria carteira.
Saiba mais em 4 criptomoedas valorizaram mais que o bitcoin este ano, o que elas tem em comum?