‘3 grandes mentiras que te contaram sobre o Bitcoin’, segundo a Coinext

Exchange listou principais inverdades sobre o Bitcoin, desde a falta de lastro em outro ativo ao suposto envolvimento com esquemas de pirâmides financeiras.

Além de atrair novos investidores, a recente expansão do mercado de criptomoedas serviu para ‘reviver’ algumas informações falsas sobre o desempenho do Bitcoin (BTC).

De acordo com uma publicação da exchange brasileira Coinext no Twitter, nem toda informação sobre o Bitcoin pode ser verdadeira, e existem mentiras sobre a criptomoeda que são amplamente divulgadas pela internet.

Por representar um mercado novo e em completa expansão, existem dados imprecisos sobre as criptomoedas que perpetuam mitos entre os investidores. Do preço sem lastro às pirâmides financeiras, confira 3 mentiras sobre o Bitcoin:

Preço sem lastro do Bitcoin

Todo investidor de Bitcoin já escutou alguma coisa relacionada a falta de lastro da criptomoeda. Diferentemente de stablecoins, o preço do BTC não é atrelado diretamente a nenhum outro ativo.

No entanto, a falta de lastro não é um ‘problema’ somente do Bitcoin. Conforme lembra a Coinext, o dólar estadunidense e o euro, por exemplo, também não possuem lastro garantido em reservas. Portanto, não existe dinheiro 100% lastreado no mercado.

“Moedas como o Dólar, Real, Euro ou Yuans também não contam com lastro. Não há mais conversibilidade garantida entre o Dólar e ouro desde 1971. A prova disto é que o dinheiro em circulação nos EUA, somando depósitos bancários, saiu de US$ 4,6 trilhões em 2000 para atuais US$ 15,7 trilhões. As reservas internacionais dos países não cobrem a quantidade de moedas emitidas.”


Mentiras que são contadas sobre o Bitcoin (Reprodução/Instagram)

Lavagem de dinheiro

Além do falso problema de lastro do preço do Bitcoin, outra grande mentira que é contada sobre a criptomoeda está relacionada ao uso em transações envolvendo crimes financeiros, como a lavagem de dinheiro.

Para a Coinext, crimes como a lavagem de dinheiro também utilizam dinheiro fiduciário, como o real brasileiro. Além disso, a exchange cita que existe um grande controle de declarações de valores em transações envolvendo criptomoedas.

“Da mesma forma que pessoas mal intencionadas utilizam notas físicas de dinheiro, ouro, para lavar dinheiro, elas podem utilizar o Bitcoin para isso. Mas, para comprar Bitcoin, você precisa utilizar dinheiro legalizado, além de declarar de quem comprou a criptomoeda.”

BTC é pirâmide financeira?

Por fim, a falsa associação do Bitcoin com esquemas conhecidos como pirâmides financeiras também é uma das grandes mentiras que são contadas no mercado de criptomoedas.

Na verdade, empresas conhecidas que atuam como pirâmides financeiras utilizam o nome do Bitcoin para atrair vítimas, além de prometer lucro fácil com investimentos em criptomoedas.

“O Bitcoin não tem nenhuma ligação com um esquema de pirâmide financeira. Essa confusão pode ser feita porque empresas de esquemas ilegais utilizam o Bitcoin como isca e prometem rendimentos fixos acima da média do mercado. Mas as moedas, como reais e dólares, também estão sendo usadas por golpistas.”

Leia Mais:

Você pode gostar...