2 principais métricas do Bitcoin sugerem que o preço do BTC atingiu o fundo do poço

O preço do Bitcoin ainda não recuperou o nível de US $ 50.000, mas as ações dos market makers e dos margin traders da Bitfinex sugerem que a correção mais recente acabou.

O Bitcoin (BTC) tem lutado para sustentar o suporte de $ 47.500 desde o crash de 4 de dezembro, um movimento que eliminou mais de $ 840 milhões em contratos futuros alavancados. O movimento negativo veio após o surgimento da variante Omicron do Coronavirus e dados recentes mostrando a inflação dos EUA atingindo um máximo de 40 anos.

Bitcoin/USD preço na FTX. Fonte: TradingView

Embora os recém-chegados possam ter se assustado com a correção de preços de 26% no mês passado, baleias e investidores ávidos como a MicroStrategy aumentaram suas posições. Em 9 de dezembro, a MicroStrategy anunciou que havia adquirido 1.434 Bitcoin, o que aumentou sua participação para 122.478 BTC.

De acordo com alguns analistas, a razão por trás da fraqueza do Bitcoin era o a proliferação do medo de que Evergrande, uma gigante imobiliária chinesa, não pagasse sua dívida em dólares em 9 de dezembro. O vencimento das opções de US $ 1,1 bilhão em Bitcoin em 10 de dezembro também pode ter desempenhado um fator importante, porque os ursos embolsaram um lucro de US $ 300 milhões.

Os Margin traders ainda estão extremamente otimistas

A alavancagem financeira (margin trading)  permite que os investidores alavanquem suas posições tomando emprestado stablecoins e usando o produto para comprar mais criptomoedas. Quando esses traders experientes tomam emprestado o Bitcoin, eles usam as moedas como garantia para vender a descoberto, o que significa que estão apostando na redução do preço.

É por isso que alguns analistas monitoram os montantes totais de empréstimo de Bitcoin e stablecoins para obter informações sobre se os investidores estão se inclinando para a alta ou para a baixa. Curiosamente, os margin traders da Bitfinex reduziram ligeiramente suas compras antes da queda de preços de 4 de dezembro.

Bitfinex BTC margem compra/porcentagem total. Fonte: Coinglass

Observe que o indicador manteve um nível aceitável de 90% favorecendo as compras, o que significa que o empréstimo da stablecoin foi de apenas 10% do total da Bitfinex. Além disso, as compras em margem se recuperaram 94% em menos de 24 horas após a queda dos preços. Isso sugere que, mesmo que esses investidores fossem pegos de surpresa, a maioria manteve suas posições ao longo do movimento.

Para confirmar se esse movimento foi específico do indicador, deve-se também analisar as opções dos mercados.  A inclinação delta de 25% compara opções semelhantes de compra e venda. O indicador ficará positivo quando o “medo” prevalecer, visto que o prêmio das opções de venda de proteção é maior do que as opções de compra de risco semelhantes.

O oposto ocorre quando os formadores de mercado (market makers) estão otimistas, fazendo com que a inclinação delta de 25% mude para a área negativa. Leituras entre 8% negativo e 8% positivo são geralmente consideradas neutras.

 Opções Deribit Bitcoin com 25% de inclinação delta. Fonte: laevitas.ch

A inclinação delta de 25% variou perto de 6% antes do crash do Bitcoin de 4 de dezembro, que é considerado neutro. Nos 3 dias seguintes, os market makers e as baleias mostraram medo moderado, já que o indicador atingiu o pico de 10%, mas atualmente está em 3%.

As métricas das compras com margem da Bitfinex  e as principais métricas de risco das opções mostram poucos sinais de estresse nos mercados de derivativos. Considerando que esses mercados são mais utilizados por traders profissionais, pode-se começar a acreditar na narrativa de que o Bitcoin terá um novo recorde no início de 2022.

 

As visões e opiniões expressas aqui são exclusivamente as do autor e não refletem necessariamente as opiniões da Cointelegraph. Todo movimento de investimento e negociação envolve risco. Você deve conduzir sua própria pesquisa ao tomar uma decisão.

 

LEIA MAIS

Você pode gostar...