2 centavos: taxas de transação da Monero reduzem em 97% após a atualização
Após a atualização recente do seu protocolo, a Monero teve suas taxas de transação encolherem aproximadamente 97%, caindo de 60 centavos para apenas 2 centavos. A empresa de análise de criptomoedas Coinmetrics compartilhou um tweet confirmando a queda nas taxas e sua correspondente redução no tamanho da transação, caindo de 18,5kb pré-Monero 0.13.0 Beryllium Bullet”, implementa “bulletproofs”. Introduzido pela primeira vez por pesquisadores em Stanford, o esquema criptográfico reduz o tamanho e o custo das transações especificamente para transações anonimas.
O que são “Bulletproofs”?
Como declarado acima, os Bulletproofs são um complemento escalável para as transações confidenciais por toque (RingCT) da Monero, o principal recurso de privacidade do Monero, que usa uma combinação de assinaturas de anel e transações confidenciais. As assinaturas de anel são assinaturas digitais criptográficas que protegem a privacidade de um usuário no lado de entrada de uma transação, tornando quase impossível determinar quem é o assinante real de uma transação.
Para obter essa privacidade, cada transação da Monero inclui moedas extras (iscas) adicionais para mascarar a moeda exata que está sendo assinada, tornando extremamente difícil analisar as moedas reais enviadas das iscas. Antes da atualização, seis chamarizes foram adicionados a cada transação da Monero – agora, dez serão apresentados em cada uma.
Enquanto o formato RingCT torna as transações mais privadas, também torna o sistema menos escalável que outras criptomoedas. O Bulletproof reduz drasticamente o tamanho da transação. Embora o Monero não possa se livrar de dados antigos de transações, que atualmente estão acima de 20 GB e estão crescendo – de um total de 60 gigabytes – a atualização recente garante que a rede agora requer menos espaço de armazenamento para transações do que costumava.
Fonte: Guia do Bitcoin