Extorsão sexual lidera aumento de 1.300% dos casos de extorsão pedindo Bitcoin em abril
Houve um aumento de 1.300% no número de casos de extorsão Bitcoin relatados no BitcoinAbuse.com em abril em relação a março, com extorsão sexual liderando alta.
O número de relatórios de extorsão pedindo Bitcoin (BTC) arquivados pelos usuários do banco de dados BitcoinAbuse.com aumentou 1.300% em abril, talvez com golpistas aproveitando a população em quarentena.
O BitcoinAbuse.com permite que qualquer pessoa relate casos de criminosos que tentam extorquir Bitcoins de possíveis vítimas. Alan Reed disse ao Cointelegraph que ele fundou o site como uma resposta ao ransomware WannaCry. Segundo ele, desde o início de 2020, houve 68.000 relatórios com 21.000 endereços Bitcoin únicos enviados.
Número de relatórios por mês. Fonte: BitcoinAbuse.com
Criminosos tirando proveito da quarentena
Havia 48.370 relatórios arquivados em abril contra 3.684 em março. Grande parte desse excedente foi causada pela explosão de casos de extorsão sexual. Reed disse à Cointelegraph que é possível que os golpistas estejam tentando tirar vantagem das pessoas quarentenadas em casa:
“Não há nenhuma razão específica para isso, pelo que sei. Talvez eles estejam tentando tirar vantagem de pessoas presas em casa durante a quarentena ou tentando ganhar dinheiro extra durante esse bloqueio. ”
Uso de passwords antigos
Reed não acredita que esteja de alguma forma conectado aos hacks recentes, já que os e-mails usados pelos golpistas eram antigos:
“As senhas usadas são muito antigas. […] Então, eu suspeito que, se você estiver executando, esses golpes estão comprando despejos de senha muito antigos ou possivelmente encontrando despejos antigos de graça no darknet. Eu não acho que eles estão pagando pelo prêmio novo no lixo.
Número de relatos por mês e por tipo. Fonte: Cointelegraph, BitcoinAbuse.com
Sem cooperação da Coinbase
Reed tem procurado trocas de criptografia, pedindo que eles usem seu banco de dados para impedir que os usuários do Exchange enviem Bitcoins para os endereços de golpistas conhecidos, mas sem sucesso:
“Entramos em contato com a Coinbase e algumas outras trocas para pedir que eles façam isso. E a única resposta que recebi é da Coinbase dizendo: vamos dar uma olhada. Vamos pensar sobre isso. ‘E nenhuma confirmação ou qualquer indicação de que eles estejam realmente fazendo isso. “
Nunca envie Bitcoins aos criminosos
Enquanto isso, os golpistas continuam inventando as novas maneiras de tirar BTCs da comunidade cripto. Como o Cointelegraph relatou anteriormente, a última tendência parece estar transmitindo discursos de figuras públicas bem reconhecidas no YouTube, fazendo parecer que eles estão dando Bitcoin.
Número de relatórios nos últimos 30 dias. Fonte: BitcoinAbuse.com
O conselho de Reed para alguém que recebe um desses e-mails de extorsão é que primeiro verifique seu endereço Bitcoin no site. Segundo, nunca pague: eles são apenas golpistas que procuram vítimas ingênuas.
LEIA MAIS
- Prefeitura de Los Angeles recebe competição de startups blockchain
- Liquidatários da exchange hackeada Cryptopia soltam relatório: US$ 4,2 milhões de débitos com credores
- Nike registra patente de sistema para tokenizar tênis na blockchain Ethereum
- Empresa de inteligência parceira do Ministério da Defesa dos EUA busca especialistas em criptomoedas